Destaques da Semana

O plano de Deus é sempre o plano A

2013-01-20

 

“Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno”. Jonas 3.2

 

É interessante! Que ao longo da nossa jornada fazemos planos e para estes, temos o plano A, e se porventura houver alguma intercorrência, então entra em ação o plano B, isto quando não prevalecemo-nos de A a Z, ou seja, do alfabeto inteiro.

Tratando-se de Deus, o Todo Poderoso, as coisas são bem diferentes. Sua vontade, Seus planos não são mudados, ou frustrados como os nossos. Olhando para Jonas, isto fica muito claro. Deus o chama a realizar uma grande missão (plano A): pregar aos ninivitas. Então começa uma luta entre a vontade de Jonas e o chamado de Deus. Jonas não queria que Nínive fosse perdoada, havia um preconceito no coração do profeta quanto a eles não serem filhos de Abraão, o fato de cultuarem a deuses estranhos, a serem pecadores, pessoas cruéis, mas Deus deseja salvar a todos os povos, ou seja, através de Jonas Deus revela Seu amor universal a todas as nações. Mas o profeta pega o caminho mais longo (plano B), vai sentido contrário à vontade de Deus, paga passagem para Társis, causa uma grande tempestade, é jogado no mar e acaba no ventre de um grande peixe... Entretanto reconhece que Deus é Deus, e não se pode fugir da Sua presença, e que os Seus planos jamais serão frustrados. Deparamos agora com um profeta arrependido e redimido, disposto a realizar a vontade daquele que o chamou, então é vomitado pelo peixe no ponto de partida, na terra de Nínive e o Senhor lhe diz: Jonas, Plano A (Jonas 3.2).

Deus exerce seu poder ao longo da história, quando chama de forma especial os Seus escolhidos: foi assim com Moisés junto à sarça ardente, com Paulo no caminho de Damasco..., Ele tem falado ao Seu povo ainda hoje, portanto esteja atento à Sua voz, pois quando Deus te escolhe ou te chama, não importa que rotas você busque, haverá o dia em que estará no ventre de um grande peixe, tendo de fazer uma escolha: a de abandonar todos os caminhos percorridos até ali e seguir a voz do Senhor.

Uma semana abençoada para você!

Pr. Henrique Barros