Sobre a Igreja

Nossa História

Até 1941 não havia nenhuma congregação batista em Volta Redonda. Com a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o município foi se desenvolvendo e muitas famílias chegavam em busca de emprego. Neste grupo estava uma família batista que deu início ao Primeiro Ponto de Pregação. Este era só o início de um longo trabalho de evangelização.O ano se passava e não parava de chegar famílias em Volta Redonda. E, graças a Deus, eram famílias crentes e que não media esforços para realizar o trabalho para o Senhor.

Tanto que, em 1942, outro Ponto de Pregação foi organizado e o trabalho prosperou de tal maneira que foi transformado na Primeira Congregação Batista da cidade.Mas, o trabalho não parou por aí. A congregação foi transformada em igreja e, em 20 de julho de 1942 surgiu a Primeira Igreja Batista de Volta Redonda, situada no bairro Aterrado e, em seguida, transferida para o bairro São João, onde se encontra até os dias atuais.

Tudo começou em uma simples casa. Um casal de irmãos reunia semanalmente um grupo de crentes e vizinhos e ministrava-lhes a palavra de Deus.

Funcionava como um Ponto de Pregação. Os trabalhos iam alcançando progresso, a quantidade de irmãos participantes aumentava e, quando o espaço tornava-se insuficiente, outros irmãos ofereciam suas residências para a continuidade do trabalho evangelístico. Deus é mesmo soberano e, percebendo que os irmãos precisavam de um espaço maior para adorá-lo, tocou no coração de um casal de missionários norte-americanos para somar àquelas atividades.

Este casal - Hermógenes (Geny) e Walter B. Mc Nealy - estava no estado de Goiás orando a Deus e fazendo planos de vir ao Estado do Rio de Janeiro, em especial Volta Redonda, quando tomaram conhecimento da instalação da CSN. Viram que, na cidade, uma grande porta se abria para a evangelização e progresso do reino de Deus. Sem demora, o pastor Mc Nealy entrou em contato com a Missão Batista do Sul dos Estados Unidos no Brasil, situada no Rio, sugerindo a criação de um trabalho batista na cidade. Com a aceitação da Missão, saíram em busca de uma propriedade para darem início tanto à instalação de uma igreja quanto a de um colégio. Depois de muitas lutas e tentativas, o pastor Mc Nealy adquiriu um terreno na rua 24, onde atualmente encontra-se a Igreja Batista Central de Volta Redonda. Com o passar do tempo, comprou-se o imóvel adjacente à propriedade da Igreja para a construção do Colégio Batista. O pastor Mc Nealy tomou conhecimento da existência de uma congregação e, na função de missionário, entrou em contato com os irmãos para orientar e ajudar no doutrinamento preparando-os para a organização da Segunda Igreja Batista da cidade e, que posteriormente, se denominou Igreja Batista Central de Volta Redonda. O dia chegou. No dia 30 de junho de 1946, a Igreja Batista Central de Volta Redonda foi finalmente organizada.

Em suas negociações com a CSN, o pastor MC Nealy não deixava de declarar que a propriedade seria para construção de uma igreja e um colégio batista. Seu sonho de ver a igreja construída foi realizado, faltava o colégio. Deus novamente usou o pastor como instrumento em suas mãos. Em março de 1951, foi realizada a primeira abertura de matrícula com mais de 200 alunos inscritos.

Em 1966, consta matriculado no colégio o Príncipe Pedro de Alcântara Henrique Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, filho de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, da cidade de Petrópolis.

Desenvolvido por Tática Web

Todos os direitos reservados a IBCVR © - 2012
Rua 24, 256 - Vila Santa Cecília - Volta Redonda/RJ 24 3342-4212 | E-mail: contato@ibcvr.com.br